
Saiba a importância da escolha do pediatra antes do nascimento do bebê!
O momento do parto é mágico e único! Estar bem preparada é fundamental para poder vivenciar essa experiência da melhor maneira possível! A realização da consulta com o pediatra escolhido, ainda durante a gravidez, ajuda a reduzir o medo, as apreensões e a ansiedade da família em relação à chegada do bebê, uma vez que são fornecidas informações úteis sobre os cuidados necessários nesse início da vida.
O período dos primeiros 1.000 dias de vida (desde a concepção até os 2 anos) é decisivo para a definição da saúde da criança. Por isso, hoje, existe a orientação de passar pela consulta com pediatra, ainda durante a gestação, de preferência no terceiro trimestre. A formação de um bom vínculo entre o pediatra e a família, pode impactar positivamente nas medidas de prevenção e promoção da saúde.
Nesta consulta, para que a avaliação seja completa, é importante levar o cartão de pré-natal, o cartão de vacinação de gestante, os resultados dos exames realizados durante a gravidez e a prescrição da medicação em uso.
Alguns dos assuntos que abordamos nessa consulta são:
- Intercorrências no pré-natal
Saber sobre o desenvolvimento do bebê intra-útero, esclarecer sobre as doenças maternas que podem interferir na saúde do bebê (como, por exemplo, diabetes e hipertensão) e investigar sobre fatores de risco para o desenvolvimento de parto prematuro.
- Prevenção de Doenças Infeciosas
Investigar possíveis infecções ocorridas na gravidez, checar vacinação da gestante e orientar sobre as primeiras vacinas do bebê recém-nascido.
- Vias de parto e importância da presença do pediatra na sala de parto
Em geral, a escolha da via de parto é feita pelo obstetra, pediatra e pela mãe, visando sempre o bem-estar do binômio mãe-filho.
- Orientações sobre aleitamento materno
Cuidado e preparo das mamas, início precoce da amamentação ainda na sala de parto e orientações sobre o esquema de livre demanda.
- Orientações sobre a realização dos Testes de Triagem Neonatal
(texto em separado)
- Orientações sobre os cuidados iniciais com o recém-nascido
Posicionamento adequado, banho, cuidados com o coto umbilical, troca de fralda, sono e rotina.
- Esclarecimento de dúvidas
A recomendação é que a consulta pré-natal ocorra por volta de 34 semanas de gestação. Leve suas possíveis dúvidas anotadas para esclarecimentos também! Conhecer o pediatra antes do parto é parte fundamental para tornar esse momento que é tão especial, mais tranquilo!
Dra. Marith Berber
Pediatra e Intensivista
CRM 113.494 / RQE 29387 / RQE 29387-1