Dra Marith Logo
triangulo
Contato Dra Marith
estrela Blog
estrela
Cuidados com o bebê

Chegamos em casa, e agora? O nascimento de um filho é um dos momentos mais especiais da nossa vida, não é mesmo? Veja algumas orientações para tornar esse processo descomplicado!

São dias intensos, de puro amor, mas também com muitos desafios. Durante a permanência no hospital, a ajuda da equipe de enfermagem e médicos torna o cuidado mais fácil. Mas em casa, fica tudo por nossa conta e vou passar aqui algumas orientações para que sua rotina seja mais tranquila e segura.

A primeira informação importante é que o bebê ainda tem um sistema imune (responsável por nossa defesa e proteção) imaturo. Poucos anticorpos estão presentes e a maioria vem pela passagem através do cordão umbilical durante a gravidez e após nascer, através do colostro, tão importante na primeira semana de vida! Assim, devemos ter muito cuidado, restringindo as visitas, evitando contato com pessoas doentes, principalmente com sintomas respiratórios, evitando lugar público e lavando bem as mãos antes de amamentar e realizar qualquer cuidado com o bebê. A maioria das infecções são transmitidas pelo contato com as nossas mãos contaminadas!

Em relação aos cuidados com a pele do bebê, recomendamos nesta fase inicial, o uso de sabonete próprio para recém-nascido, sem muito cheiro e em pequena quantidade. No final do banho, procure enxaguar o corpo do bebê com água limpa (não utilize a água que está na banheira, pois assim, resíduo de sabonete permanecerá na pele). Não é recomendado uso de xampu, condicionador, creme hidratante ou talco. Caso seja necessário, seu pediatra vai orientar na primeira consulta. E lembre-se, a pele do bebê passa por um processo de descamação e hoje também não está mais indicado banho de sol para tratamento de icterícia (coloração amarelada da pele).

As roupas do bebê devem sempre ser lavadas separadas das roupas da família, pois não indicamos uso de amaciante e o sabão deve ser neutro ou de coco, preferencialmente. Escolha roupas de algodão, evitando tecido mais sintético, que pode desencadear reação alérgica em contato com a pele do bebê.

O coto umbilical deve ser limpo com álcool 70. O pediatra deve te orientar ainda no hospital a frequência e a forma de realizar esse cuidado. Mantê-lo limpo e seco é fundamental para evitar infecção!

Hoje a recomendação é que o bebê durma na presença de um adulto até os 6 meses de vida.

Orientamos colocar berço ao lado da cama dos pais e em alguns casos e para aqueles que desejam, fazer cama compartilhada. Converse com seu pediatra sobre os prós e contras de cada método.

O aleitamento materno exclusivo e livre demanda deve ser sempre estimulado. Na impossibilidade de mantê-lo, converse com seu pediatra. Não ofereça fórmula para seu bebê sem recomendação médica. Até o sexto mês, o bebê não deve receber nenhum outro alimento além do leite.

Água e chá não estão liberados!

Ter uma rede de apoio é fundamental para passar por esse período com mais leveza e tranquilidade. A participação dos avós ou pessoas próximas permite que os pais descansem por algum período e possam estar bem e com saúde para cuidar do pequeno!

Dra. Marith Berber
Pediatra e Intensivista
CRM 113.494 / RQE 29.387 / RQE 29.387-1