Dra Marith Logo
triangulo
Contato Dra Marith
estrela Blog
estrela
Orientações sobre o Desfralde

O início do desfralde pode ser um processo desafiador tanto para os pais quanto para os filhos! Algumas orientações podem te ajudar a tornar essa fase descomplicada!

Em primeiro lugar, gosto sempre de ressaltar que não existe uma idade certa para ser dado o início do desfralde. Em geral, iniciamos o processo por volta dos 2 anos, mas existem crianças que estão prontas antes desse período e outra parte um pouco depois, e tudo bem! A criança deve dar sinais de que está pronta e, em geral, costuma não querer mais colocar a fralda, fica incomodada quando a fralda está suja e até avisa que fez xixi ou cocô.

Iniciamos o processo pelo desfralde diurno, deixando a criança algumas horas do dia sem a fralda. Mostre para ela onde fica o banheiro, assim como onde está o penico ou assento redutor. Lembre-se que usar o vaso sanitário sem o assento redutor não é recomendado, pois a criança pode ter medo de cair e ficar insegura, atrapalhando todo processo. Se possível, coloque também um banco para que a criança possa apoiar os pés, vai ajudar na prensa abdominal e facilitar principalmente quando ela for fazer cocô.

No início, pode ser difícil para criança lembrar de pedir para ir ao banheiro, então no processo inicial do desfralde, vale a pena incentivar a ida regular ao banheiro, na tentativa de prevenir os escapes. Mas atenção: caso ocorra, o mesmo deve ser levado com naturalidade e paciência, explicando para criança que faz parte do aprendizado. Caso contrário, podemos gerar um trauma e dificultar muito todo o processo.

Ao sair de casa, lembre de levar algumas trocas de roupa extras, neste período. Mesmo quando a criança já passa várias horas do dia sem a fralda, alguns escapes eventuais podem ocorrer.

Quando perceber que ao acordar, pela manhã, a criança está com a fralda seca, por algumas noites seguidas, é hora de iniciar o desfralde noturno! Sempre recomendo, nesta fase, o uso de capa impermeável no colchão, facilitando a conservação e limpeza.

E finalmente, valorize cada conquista!! Isto trará segurança e motivação para que o processo ocorra de forma leve e agradável!

Dra. Marith Berber
Pediatra e Intensivista
CRM 113.494 / RQE 29.387 / RQE 29.387-1