Dra Marith Logo
triangulo
Contato Dra Marith
estrela Blog
estrela
Marcos do Desenvolvimento

Sabemos que a primeira infância é uma etapa crucial para o desenvolvimento, sendo a fase que se inicia na gestação e se estende até o sexto ano de vida e compreende um período de intensas mudanças, com aquisição de diversas habilidades em um curto período! Para avaliar o desenvolvimento motor dos bebês, existem marcos do desenvolvimento infantil que nos ajudam a entender se tudo está correndo conforme o previsto. Saiba quais são eles:

  • Ao nascimento: o bebê dorme a maioria do tempo, chora ao sentir desconforto, tem hábito de sugar

  • 2 meses: move a cabeça, o olhar é capaz de acompanhar um objeto em movimento, reage a sons, tem a capacidade de focar o rosto de outra pessoa com o olhar, sorri durante a interação com outras pessoas, fica deitado de bruços e tem a capacidade de elevar a cabeça quando está nesta posição

  • 3-4 meses: abre e fecha as mãos, mantém a cabeça firme quando está sentado e a eleva quando deitado de bruços (tem controle cervical completo), tem uma mobilidade maior, tenta alcançar objetos suspensos, começa a balbuciar sons e interage mais quando estimulado, imitando gestos faciais

  • 5-6 meses: rola o corpo quando deitado, reconhece pessoas, é capaz de sentar (com apoio), emite sons semelhantes a pequenos gritos para exprimir alegria, sendo que aos 6 meses já reconhece os familiares ou rostos conhecidos

  • 7 meses: é capaz de sentar (sem apoio), segura a mamadeira, passa objetos de uma mão para outra, começa a reconhecer o próprio nome, sustenta parte do peso de seu corpo quando está em pé

  • 9 meses: reage quando os brinquedos são tirados dele, inicia síndrome do estranhamento, sente angústia da separação (chora quando longe da mãe / pai), consegue ficar em pé (com apoio), consegue sentar a partir da posição de bruços, começa a falar “papá” e “mamã”, engatinha, brinca de esconde-esconde

  • 12 meses: é capaz de andar com apoio e de dar um ou dois passos sem apoio, aprende a bater palmas e a “dar tchau”, fala algumas palavras

  • 1 ano e 6 meses: a criança anda com mais segurança, sem apoio, sobe escadas se apoiando, estabelece comunicação mediante um vocabulário de cerca de 50 palavras funcionais (não precisa falar corretamente), dá função aos objetos (sapato, telefone, controle remoto), início da brincadeira simbólica (inita o som dos animais), consegue identificar as partes do corpo

  • 2 anos – 2 anos e 6 meses: corre com certa segurança, sobe em móveis, ao manusear um livro ou uma revista consegue virar uma página de cada vez, forma pequenas frases com 2 a 4 palavras, sabe nome das pessoas mais próximas, atende a comandos simples, explora o ambiente, indica quando precisa ir ao banheiro, imita todas as expressões faciais, brinca e gosta de estar com outras crianças, reconhece algumas cores e formas

  • 3 anos: consegue pedalar de triciclo, vai ao banheiro sozinha, faz perguntas com frequência, conta até 10, fala clara e compreensível, sabe formar o plural de algumas palavras, reconhece algumas cores, demonstra carinho pelos amiguinhos, começa a se vestir sozinha, sabe esperar a vez numa brincadeira, por exemplo, abre portas, chuta bola

  • 4 anos: consegue pular em um pé só, sabe lavar as mãos e o rosto, sobe e desce escadas alternando os pés

  • 5 anos: consegue agarrar uma bola atirada por outra pessoa, desenha pessoas, sabe pular, sabe colocar corretamente a própria roupa e também se despir, conhece um número maior de cores

  • 6 anos: sabe escrever o seu próprio nome, caminha em linha reta, apresenta fala fluente (usa tempos verbais, plurais e pronomes corretamente), tem capacidade de memorizar histórias, começa a aprender verdadeiramente a compartilhar, começa a demonstrar interesse em saber de onde vêm os bebês.

Como estimular o bebê em cada fase do desenvolvimento?

0-3 meses: converse e faça carinho no seu bebê. Esse contato é essencial para reforçar vínculo e estimular os sentidos! Estimule a perceber de onde vêm os sons e a pegar objetos.

3-6 meses: encoraje o bebê a mudar de posição e interagir com os brinquedos. Dê preferência para os de cores bem chamativas e vibrantes.

6-12 meses: leia histórias e escute música com seu bebê! É uma excelente forme de estimular a criatividade e a imaginação, além das habilidades motoras e cognitivas. Nessa idade, o bebê também aprende a dar oi, dar tchau, mandar beijos e bater palmas. Incentive e ensine ao pequeno cumprir algumas ordens simples como: “pegue o brinquedo” ou “dê para mamãe”.

1-3 anos: ensine a nomear objetos, converse e narre tudo o que está realizando com ele, por exemplo: nomeie as comidas nas refeições, ensine as partes do corpo durante o banho, deixe a criança explorar o ambiente e pratique o faz de conta.

 Aproveite cada minuto disponível com seu filho (a) e crie memórias afetivas! Se tiver alguma dúvida ou notar sinais de atraso no desenvolvimento, converse com seu pediatra!

Dra. Marith Berber
Pediatra e Intensivista
CRM 113.494 / RQE 29.387 / RQE 29.387-1