Dra Marith Logo
triangulo
Contato Dra Marith
estrela Blog
estrela
Vacinas em Crianças

A vacinação é uma das medidas mais importantes para a prevenção das doenças infecciosas nas crianças, que podem ser graves e até mesmo fatais. As vacinas contêm pequenas quantidades de antígenos, vírus ou bactérias mortas/atenuadas, que simulam uma infecção sem causar a doença em si. Isso estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos que ajudam a combater a infecção.

As crianças são particularmente vulneráveis às doenças infecciosas, pois seu sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido e assim, não são capazes de produzir anticorpos e combater infecções com a mesma eficácia que os adultos. Além disso, as crianças têm maior probabilidade de serem expostas a patógenos em ambientes escolares, creches ou em locais fechados, com muitas pessoas, o que aumenta o risco de infecção.

As vacinas disponíveis hoje, protegem contra uma série de doenças, incluindo sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria, tétano, coqueluche, hepatite, diarréia aguda, meningite, pneumonia, encefalite, paralisia infantil, entre outras. Além de proteger a própria criança, a vacinação também ajuda a proteger outras pessoas ao redor, incluindo os bebês pequenos que ainda não foram vacinados, idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. Isso ocorre porque quando uma grande porcentagem da população é vacinada, há uma redução significativa da disseminação do patógeno.

Sendo assim, a vacinação infantil é fundamental para proteger a saúde do seu filho e prevenir a disseminação de doenças infecciosas. É muito importante seguir o calendário de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde e se possível, complementar com as vacinas disponíveis na rede particular.

Leve sempre a carteira de vacinas do seu filho na consulta com pediatra e sempre se informe quais são as vacinas disponíveis em cada idade.

Dra. Marith Berber
Pediatra e Intensivista
CRM 113.494 / RQE 29.387 / RQE 29.387-1